Páginas

Resenha: Bruxos e Bruxas

Autor: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito

 Sinopse:
É como entrar em um pesadelo. Do nada, você é retirado de sua casa, preso, e acusado de bruxaria. Parece século 17, mas é o governo da Nova Ordem, e está acontecendo agora!

Sob a ideologia da Nova Ordem, O Único Que É O Único mantém seu poder à força, sem música, nem internet, nem livros, arte ou beleza. E ter menos de 18 anos já é motivo suficiente para que você seja suspeito de conspiração.

Os irmãos Allgood estão encarcerados nesse pesadelo e, para escapar desse mundo de opressão e medo, terão que contar um com o outro e aprender a usar a magia. Do autor best-seller James Patterson, Bruxos e Bruxas é uma saga para se ler... antes que seja tarde.



Bom, vou começar dizendo que esse é o primeiro livro que li do James Patterson, mas como sempre ouvi maravilhas sobre os livros dele e adoro livros de fantasias comprei o Bruxos e Bruxas cheia de expectativas, que não foram atendidas.

Logo no comecinho somos apresentados a Whitford Allgood (Whit) e Wisteria Allgood (Wisty), que são arrancados de sua casa em uma madrugada, acusados de bruxaria e levados para prisão da Nova Ordem, governo opressor que tem como líder desse regime o Único Que É O Único (sim, esse é o nome do vilão da história).  Aos poucos os irmãos vão descobrindo os poderes que nem eles mesmos sabiam que possuíam enquanto procuram um jeito de escapar dessa prisão e ajudar vários outros jovens que assim como eles foram capturados pela Nova Ordem.

Como o livro é parte de uma série, nesse primeiro volume não aconteceu muita coisa na história e ficou mais focado em apresentar os personagens, construir o cenário e deixar o leitor familiarizado com a situação dos personagens e com a Nova Ordem.

Paginas 140 e 141
MAPA DA TERRA DAS SOMBRAS


O livro possui capítulos curtíssimos de mais ou menos duas páginas, alternando a narrativa entre Wisty e Whit. Eu geralmente curto esse tipo de narrativas pois você passa a compreender melhor os personagens, mas com capítulos tão curtinhos e personagens bobinhos esse recurso não funcionou muito bem.  A leitura do livro é super rápida, primeiro porque a história é bem leve, mas principalmente porque a linguagem dos personagens é bem infantil. Sim, com direito a um super feitiço para transformar alguém em fuinha e outro para condenar alguém para:


“Baratolândia, onde será julgado como criminoso hediondo sob as leis das baratas”
Não sei vocês, mas eu achei isso bem decepcionante.

Por essas e outras que em alguns pontos durante a leitura eu me vi comparando o livro com um desses filminhos que sempre passam na Sessão da Tarde, com um roteiro “cheio de aventuras e muitas trapalhadas”.  O que me chateou mais foi que o livro tinha elementos que prometiam melhorar muito a história como as profecias e os submundos, mas esses elementos foram muito mal explorados, provavelmente vão aparecer mais durante os próximos livros, mas a verdade é que essa provavelmente não vai ser uma série que vou acompanhar, mas pra quem tá a procura de uma leitura bem leve pra passar o tempo, ou pra quem tá começando a pegar o hábito da leitura pode ser uma boa pedida.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...